SEO, Técnica Obrigatória para Indexação de Websites no Google

Entenda o princípio básico para seu site aparecer na busca orgânica do Google

Autor: André Cardillo Piva - 22 de Abril, 2021

Quem não quer ser lembrado pela rede de pesquisas do Google economizando dinheiro? Por esse motivo, fazer o SEO se tornou um item obrigatório para qualquer website publicado. Existem diversos recursos e configurações que deixará o seu site cada vez mais bem posicionado nas primeiras páginas. Para entender tudo isso vamos voltar um pouco no tempo.

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Trata-se de um sistema criado por Larry Page, um dos fundadores do Google, para ranquear os sites publicados na web dentro do buscador, de acordo com as pesquisas de palavras-chave e os cliques recebidos.

S9// Marketing Digital, SEO para buscar orgânica no Google Imagem da página inicial do buscador Google para pesquisas de palavras-chave. Fonte: Google.

Com a popularização do Google começaram a surgir novas métricas e estratégias de “link building”, isto é, conseguir que outros websites publiquem a URL do seu website, trazendo dessa forma mais relevância dentro dos parâmetros adotados pelo Google, e visando melhorar a classificação do site no buscador.

Como nem tudo são flores, muitos profissionais utilizavam práticas indevidas para melhorar a performance de seus sites, como por exemplo o Black Hat, que em linhas gerais seria tentar enganar o algoritmo do Google para obter um melhor ranking. Pensando nisso, no ano de 2003 foi lançada a primeira grande atualização formulada pelo Google, com o nome de Flórida, que visava punir os infratores e beneficiar os que faziam as boas práticas de programação, seguindo as próprias premissas publicadas pelo Google.

Com o passar do tempo o SEO sempre foi evoluindo e novas atualizações de algoritmos foram implementadas, até chegarmos ao dia de hoje que temos inúmeras métricas e estratégias.

Diferença entre SEO e SEM

O SEM (Search Engine Marketing) é nada mais que os resultados dos buscadores de forma paga, que é feito através de campanhas dentro do Google ADS (plataforma para gerar links patrocinados).

A principal diferença entre os dois é que o SEO mostrará os resultados no buscador de forma orgânica (gratuita) e o SEM de forma paga através de leilões de palavras-chave. O ideal é trabalhar com as duas modalidades para obter uma melhor efetividade nos cliques que levam para o seu site.

“Implementar as métricas do SEO em um website é o primeiro passo para conseguir os resultados iniciais dentro da rede de pesquisas do Google, sem gastar com campanhas de links patrocinadas.”

S9// Marketing Digital, SEO para ranking no Google Imagem do sistema Search Console do Google de um cliente da S9//. Relatório de buscas orgânicas.

A estruturação de SEO é mais complexa, pois demanda tempo, pesquisas e melhorias em programação tecnológica e produção de conteúdo dentro dos projetos web. Geralmente, o trabalho de SEO deve ser considerado de médio a longo prazo para se ter uma melhor efetividade. No caso de uma ação mais pontual e a curto prazo, o indicado é o SEM, pois o site aparecerá com mais frequência nas primeiras páginas do buscador, de forma imediata.

Em Busca da Primeira Página

Cada ação e linha de código colocados no website fazem toda a diferença no resultado e no objetivo que queremos atingir. Um trabalho bem-feito com definição de blocos de textos, tags em imagens, implementação de robots e sitemaps, são apenas algumas configurações que podemos ser aplicadas dentro desse “ecossistema” que chamamos de SEO.

S9// Marketing Digital, SEO para primeira página no Google O objetivo do SEO é aparecer com mais frequência na primeira página na rede de pesquisas do Google.

O segredo é testar e sempre estar antenado nas mudanças de algoritmo feita pelo buscador. Outra dica importante é sempre seguir as boas práticas recomendadas pelo próprio Google, as quais podem ser acessadas pelo link: https://developers.google.com/search/docs/beginner/get-started?hl=pt

Este artigo tem uma finalidade introdutória sobre o tema SEO. Com tempo, vamos produzir uma sequência de matérias explicando os detalhes das principais técnicas para que você saiba, em detalhes, como melhorar o posicionamento orgânico do seu website. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais ;)

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