Quem não quer ser lembrado pela rede de pesquisas do Google economizando dinheiro? Por esse motivo, fazer o SEO se tornou um item obrigatório para qualquer website publicado. Existem diversos recursos e configurações que deixará o seu site cada vez mais bem posicionado nas primeiras páginas. Para entender tudo isso vamos voltar um pouco no tempo.
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Trata-se de um sistema criado por Larry Page, um dos fundadores do Google, para ranquear os sites publicados na web dentro do buscador, de acordo com as pesquisas de palavras-chave e os cliques recebidos.
Imagem da página inicial do buscador Google para pesquisas de palavras-chave. Fonte: Google.
Com a popularização do Google começaram a surgir novas métricas e estratégias de “link building”, isto é, conseguir que outros websites publiquem a URL do seu website, trazendo dessa forma mais relevância dentro dos parâmetros adotados pelo Google, e visando melhorar a classificação do site no buscador.
Como nem tudo são flores, muitos profissionais utilizavam práticas indevidas para melhorar a performance de seus sites, como por exemplo o Black Hat, que em linhas gerais seria tentar enganar o algoritmo do Google para obter um melhor ranking. Pensando nisso, no ano de 2003 foi lançada a primeira grande atualização formulada pelo Google, com o nome de Flórida, que visava punir os infratores e beneficiar os que faziam as boas práticas de programação, seguindo as próprias premissas publicadas pelo Google.
Com o passar do tempo o SEO sempre foi evoluindo e novas atualizações de algoritmos foram implementadas, até chegarmos ao dia de hoje que temos inúmeras métricas e estratégias.
Diferença entre SEO e SEM
O SEM (Search Engine Marketing) é nada mais que os resultados dos buscadores de forma paga, que é feito através de campanhas dentro do Google ADS (plataforma para gerar links patrocinados).
A principal diferença entre os dois é que o SEO mostrará os resultados no buscador de forma orgânica (gratuita) e o SEM de forma paga através de leilões de palavras-chave. O ideal é trabalhar com as duas modalidades para obter uma melhor efetividade nos cliques que levam para o seu site.
“Implementar as métricas do SEO em um website é o primeiro passo para conseguir os resultados iniciais dentro da rede de pesquisas do Google, sem gastar com campanhas de links patrocinadas.”
Imagem do sistema Search Console do Google de um cliente da S9//. Relatório de buscas orgânicas.
A estruturação de SEO é mais complexa, pois demanda tempo, pesquisas e melhorias em programação tecnológica e produção de conteúdo dentro dos projetos web. Geralmente, o trabalho de SEO deve ser considerado de médio a longo prazo para se ter uma melhor efetividade. No caso de uma ação mais pontual e a curto prazo, o indicado é o SEM, pois o site aparecerá com mais frequência nas primeiras páginas do buscador, de forma imediata.
Em Busca da Primeira Página
Cada ação e linha de código colocados no website fazem toda a diferença no resultado e no objetivo que queremos atingir. Um trabalho bem-feito com definição de blocos de textos, tags em imagens, implementação de robots e sitemaps, são apenas algumas configurações que podemos ser aplicadas dentro desse “ecossistema” que chamamos de SEO.
O objetivo do SEO é aparecer com mais frequência na primeira página na rede de pesquisas do Google.
O segredo é testar e sempre estar antenado nas mudanças de algoritmo feita pelo buscador. Outra dica importante é sempre seguir as boas práticas recomendadas pelo próprio Google, as quais podem ser acessadas pelo link: https://developers.google.com/search/docs/beginner/get-started?hl=pt
Este artigo tem uma finalidade introdutória sobre o tema SEO. Com tempo, vamos produzir uma sequência de matérias explicando os detalhes das principais técnicas para que você saiba, em detalhes, como melhorar o posicionamento orgânico do seu website. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais ;)
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